A Luste exibiu, no Senac Lapa Faustolo (São Paulo) e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Porto Alegre), a mostra Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil, da editora de moda, artista plástica e designer de joias Jussara Romão, que também assinou curadoria e expografia. Composta por 120 fotografias e vídeos, a exposição apresentou um panorama dos hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana. Na data da abertura da exposição, a autora ainda participa de uma conversa aberta com o diretor de arte Guilherme Rex e com o jornalista Mário Mendes.
Durante amplo período de pesquisa iconográfica, feita por Goya Cruz, foram resgatadas fotografias – oriundas de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares – que traçam uma análise social e histórica da sociedade brasileira, ao longo dos últimos 100 anos. Além de fotógrafos anônimos, que registraram o dia a dia de suas famílias, a pesquisa inclui imagens de nomes consagrados, como Augusto Malta, Jean Manzon e Marcio Scavone. Com este material e, partindo do pressuposto de que “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, surgiu o projeto Arquivo Urbano, composto por um livro, de mesmo nome e que foi finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Artes e Fotografia. Suas imagens, acompanhadas por um texto de autoria de Mario Mendes, relatam comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda.
As fotografias mais interessantes e emblemáticas ocuparam o Senac Lapa Faustolo e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, com ampliações e reproduções - as imagens que contam a história até os anos 2000 foram impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo espaço expositivo; as mais recentes, são mostradas em vídeo, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade com as quais a comunicação atinge o público.
Ocorridas do início do século XX para o XXI, grandes transformações na sociedade geraram diversas mudanças nos hábitos e costumes da população. “A moda, o lazer, a alimentação: tudo mudou de forma extraordinária”, comenta Jussara Romão. A exposição Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil apresenta uma história do país. Não a história oficial de políticos e homens importantes, mas a vida cotidiana dos brasileiros e sua evolução - um tema de interesse para os mais diversos públicos. A mostra representa, desta forma, um importante registro não apenas para historiadores e estudantes, mas também para o público em geral, uma vez que traz imagens curiosas, que contam a trajetória do Brasil de modo pouco usual.